Ambimetric em Angola


No âmbito do projeto do Cuvelai, a Ambimetric enviou dois técnicos a Angola, para a instalação de equipamentos e para formação dos técnicos no local.

O projeto em questão teve como principal objetivo a criação de um sistema integrado de aviso rápido e previsão de inundações na Bacia do Rio Cuvelai. Esta é uma Bacia transfronteiriça que tem início nas colinas do sul de Angola e termina no Pântano de Etosha, no norte da Namíbia. Durante a estação chuvosa, a água drena para o sul a partir das colinas, inicialmente ao longo de pequenos rios e depois para terras planas, onde se tornam numa enorme rede de canais rasos chamados chanas. A maioria da população vive ao longo das linhas de drenagem, com solos mais argilosos e consequente maior dificuldade na absorção da água, constituindo a maior fonte de preocupação, devido à forte exposição aos impactos das inundações.

A criação deste sistema  é de extrema importância para a salvaguarda da vida das pessoas e animais e também para a minimização dos impactos económicos decorrentes deste tipo de ocorrências.

Entre os dias 17 de Outubro e 7 de Novembro de 2019, os técnicos da Ambimetric deslocaram-se a Angola, onde estiveram em Luanda e Ondjiva, capital da província do Cunene. Foram muito bem recebidos por todos os técnicos, meteorologistas e dirigentes das instituições envolvidas, pelo que foi possível cumprir o plano de trabalhos sem qualquer contratempo. 

Este projeto terminará no final de janeiro de 2020.